Notícias do Clã de Arqueologia

Os nossos dedicados Tavoleiros aproveitaram estas férias de Natal para tentar confirmar cientificamente algumas das teorias que existem sobre a origem da Távola.

Após algumas prelecções teóricas com os Professores Henry e Indiana Jones, da famosa Universidade Americana de Harvard, uma equipa de tavoleiros enveredou na aventura e entrou nos nebulosos, misteriosos e perigosos meandros do passado, como ficou registado mais uma vez na vertiginosa reportagem do pagem Afonso.

Como não há uma crónica precisa da aventura, e o diário da mesma ser demasiado pormenorizado e extenso ficam aqui as fotografias – em perfeita ordem cronológica sequencial – para cada um fazer a sua própria interpretação autêntica.

A expedição foi muito bem sucedida e cumpriu plenamente o seu objectivo porque após a escavação de um profundo e sinuoso túnel, seguindo as ilustrações em Sueco e as instruções em Esperanto (variante polaca) de um velho mapa em papiro encontrado há 12 anos atrás nos arquivos da Távola, na página 12 do XII volume, da obra Majesta Tavoleira, recuperamos a placa, em ferro estanhado, coberta de ferrugem do tipo Alemão, que os primeiros Tavoleiros forjaram com o fogo inicial.

Feita a análise de datação por Carbono 12 (variante do carbono 14 que permite datações com margem de erro de 12 dias), foi concluído que a placa tem a precisa idade de 799 anos.

A investigação vai continuar para apurar a que ano do Calendário de Cristo corresponde esta datação.

Aceitam-se (nas respostas a este post) os contributos daqueles que tenham profundos conhecimentos matemáticos para determinar tal ano.

Sobre Távola

Clube de Ténis de Mesa
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

2 respostas a Notícias do Clã de Arqueologia

  1. Grão Mestre diz:

    A matemática não é o meu forte, por isso só consigo enunciar os problemas.
    Se estamos em 2011, tem de se subtrair 799, ora isto dá?

  2. Nuno Ferreira diz:

    nao faço a minima ideia ! hahahah

Deixe um comentário