Consumatus Est: A Távola subiu à 2ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa

O Objectivo da pré-pré-época de 2012 foi conseguido: A Távola vai disputar o campeonato da 2ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa! Pelo menos…

Já somos o clube do concelho de Paredes que, em termos de modalidades, ocupa o lugar hierarquicamente mais elevado no panorama nacional. O que diz muito de nós (ou pouco dos outros, é verdade).

Mas nós, e é disso que importa falar, tínhamos razão quando assumimos que 2012 seria o ano da Távola: Num 1º momento subimos à 3ª Divisão Nacional; num 2º momento subimos à 2ª Divisão Nacional… E às duas por três, não há duas sem três:
Agora que, finda a pré-pré-época se inicia a pré-época, está em aberto a possibilidade de irmos já disputar o campeonato da 1ª Divisão Nacional de Ténis de mesa.

Não é essa a nossa vontade, mas o argumento para nos convencer (temos que admitir) é poderoso: É prioritário e urgente aumentar exponencialmente a qualidade do nosso campeonato e além dos nossos apóstolos Olímpicos, Marcos, Tiago e João, o próprio Hao (que vai mudar o nome para Mateus, para ser o 4ª evangelista) afirmaram que consideravam ingressar no Campeonato Português se fosse para jogar com uma (por ou contra era-lhes indiferente) equipa com o quilate, as qualidades e os pergaminhos da Távola.

Achamos que é pedir-nos demais: Prescindir do título de Campeã da 3ª Divisão Nacional ainda engolimos, mas agora prescindir de mais um título nacional, neste caso do de Campeã da 2ª Divisão Nacional já é pedir-nos muito.

Até porque teríamos de mudar o texto do nosso Hino (novidade prometida para Setembro).

Avançaram-nos duas possibilidades:
A primeira, que à partida seria mais do nosso agrado (e até quase irresistível), seria aumentar o campeonato para 12 equipas, em que, obviamente, à Távola estava reservado o lugar nº 12 ad tempum tempororum (até aos finais dos tempos).
Mas aí levantava-se a questão de saber qual seria 11ª equipa. E se nenhuma equipa se perfila com as qualidades necessárias para ocupar o lugar, a verdade, também, é que o 11 é o número do chifrudo, o que, convenhamos, não é convidativo para ninguém.

A segunda possibilidade é de alguma das equipas da 1ª divisão desistir de participar ( ou não se inscrever) indo a Távola, por direito próprio, ocupar tal lugar.
Logo que essa possibilidade foi conhecida, todos os clubes da 1ª divisão, EXCEPTO UM, nos telefonaram a disponibilizar o seu lugar, por reconhecerem que merecíamos, mais do que eles, tal posição.

Tal atitude de reconhecimento, sensibilizou-nos imenso mas, com a grandeza que nos caracteriza tivemos de recusar porque sabemos que privilegiarmos um desses sacrifícios (por uma Boa Causa, diga-se!) em detrimento dos outros, iria acusar desgosto e ferir a susceptibilidade daqueles a quem não fosse admitido disponibilizar-nos o seu lugar.

Em nome da verdade desportiva achamos por bem (embora fossem difíceis de convencer), que entre todos na próxima época disputem a possibilidade de, perdendo, ter a Honra de nos deixar o seu lugar, ao qual, naturalmente, ascenderemos quando nos aprouver e acharmos ser o momento mais propício em termos de simbólica conjuntura astral e numérica, uma vez que todos sabemos que a única meta obrigatória estabelecida (e nós não abdicamos dos nossos Princípios!) é sermos campeões nacionais em 2112.
Antes disso não fazemos questão.

Admitimos no entanto, a possibilidade de não realização de tal objectivo, se nessa altura Portugal já não existir, questão que não se coloca para a Távola uma vez que esta, como é sabido, é eterna.
Ficamos, pois, por enquanto (e se nenhuma desistência à traição e à falsa fé ocorrer, forçando-nos a ocupar um lugar na 1ª Divisão Nacional ainda em 2012) na 2ª Divisão Nacional.
Somos nós. E mais 60 equipas.

O que também foi motivo para invejas, uma vez que todos queriam ter o privilégio de jogar connosco: O Benfica, o Sporting, O Vitória de Setúbal, o Vitória de Guimarães, ACM Coimbra, o Lourosa (só para falar nos futebolisticamente mais conhecidos).
Aí tivemos de nos impor: Era humanamente impossível fazer 60 jogos durante a época, uma vez que recusamos o estatuto de estrelas da modalidade, galáticos, à escala tenismesística e, modestamente, resolvemos continuar a integrar-nos na estrutura social normal e quotidiana, como se fossemos cidadãos comuns, para dar um exemplo de cidadania e exercício necessário da reponsabiliade social que desenvolvemos.

Assim ficamos integrados na Série 1 da 2ª Divisão Nacional masculina, juntamente com as seguintes equipas:
– A.D.R. Outeirense – Vila Nova de Famalicão;
– Club Vila Real – Vila Real de Trás os Montes
– C. P. Alvito – Barcelos
– C. P. Barroselas – Viana do Castelo
– C. R. C. Neves – Viana do Castelo
– C. T. M. Chaves – Chaves
– C. T. M. Mirandela – Mirandela
– V. S. C. Guimarães – Guimarães

Dia 5 de Setembro será o sorteio do calendário e ficaremos a saber as datas e os adversários que em cada uma delas nos caberá.
Prometido fica já que, além de muita bola na mesa, teremos muitos quilómetros para fazer, e por isso muito mas apoio será necessário, de todos os que têm responsabilidade de o fazer.

No entretanto, e enquanto nas altas esferas se medem os muitos prós e os poucos contras de a Tavóla subir em 2012 à 1ª Divisão Nacional (o que, sublinhamos, recusaremos, se simultaneamente não nos for atribuído Honoris Causa o título de Campeã Nacional da 2ª Divisão Nacional da pré-época 2012), uma missão da Távola está de partida para o “The Great Hall” em Winchester (Condado de Hampshire, antiga Capital de Inglaterra – 51° 3′ 38″ N, 1° 18′ 47″ W), onde investigará os vestígios da presença Tavoleira em terras da Grã-Bretanha, ainda anteriores às do Magriço e restantes 12 de Inglaterra.

Disso daremos notícias em futuros posts.

Advertisements

Sobre Távola

Clube de Ténis de Mesa
Esta entrada foi publicada em Campeonato Nacional, Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s